“O peixe e a passarinha”, livro de Blandina Franco

Como tantas histórias para criança, esta começa com “Era uma vez…”,  fala de um grande amor e termina com um final feliz. Mas sua diferença está na diferença.

De um encontro casual, surge uma longa amizade entre uma passarinha, que vivia no galho de uma árvore às margens de um  rio, e um peixe, que morava neste rio. A amizade transforma-se em amor. Indignados, pássaros nos céus e árvores, e peixes na água, queriam, cada qual do seu canto, proibir o namoro destes dois apaixonados tão diferentes. Afinal, onde uma passarinha e um peixe fariam um ninho se um vivia nos ares e o outro na água?

Ninho? A passarinha e o peixe não haviam pensado nisto. De dia, brincavam e dividiam “todas as coisas divertidas da vida… E quando a noite chegava, cada um ia para o seu ninho sonhar o seu sonho… seu sonho um com o outro…”  Um dia, resolvem aumentar a família. Como? Adotando uma rã!

Com ilustrações tão serenas como o jeito leve e gostoso da passarinha e o peixe levarem a vida, Blandina Franco e José Carlos Lollo nos convidam a olhar para as diferenças como encontro e não como repulsa, impossibilidade ou separação, mostrando, ainda, que não poder gerar um filho não é impedimento para tê-lo.

O peixe e a passarinha / Blandina Franco; ilustrações de José Carlos Lollo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012.

Faixa etária sugerida: a partir dos 3 anos (leitura pelo adulto) e a partir dos 7 anos (leitura pela criança).

o peixe a a passarinha

Sobre Patrícia L. Paione Grinfeld
Patrícia L. Paione Grinfeld é psicóloga (CRP 06/50829) formada pela PUC/SP em 1996. Nos primeiros anos de sua carreira trabalhou com a clínica das psicoses. Em 2012 idealizou o blog Ninguém cresce sozinho e recentemente o site para atendimento psicológico online Rodas de Conversa Ninguém cresce sozinho. Foi auxiliar voluntária do Aprimoramento Clínico Institucional em Terapia de Casal e Família da Clínica da PUC/SP (2014) e técnica do programa Palavra de Bebê do Instituto Fazendo História (2013-2015). É colaboradora do Movimento Infância Livre de Consumismo, cursa especialização em Psicologia Perinatal e Parental pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal e atende em seu consultório, no bairro de Perdizes (São Paulo), crianças, adultos, gestantes, casais e famílias.

O que você achou deste post?