Será que para ter brinquedo novo é preciso comprar ou ganhar um?

Alguma vez você já pensou em, ao invés de comprar brinquedos para as crianças, trocar um que ela tem e perdeu o interesse, por um desejado ou inédito?

Quintal de Trocas é um site que nasceu dessa ideia! Ele permite a troca de brinquedos, jogos, livros, fantasias e outros itens infantis. Através de um mecanismo simples e totalmente gratuito, é possível escolher o brinquedo utilizando filtros por idade, tipo, marca, entre outros. Todos os itens são acompanhados por fotos e uma descrição detalhada do estado em que se encontram. Diferentemente de muitas feiras de troca de brinquedos, que têm data certa para acontecer, os “eventos de troca” são virtuais e podem ocorrer em qualquer período do ano. Eles podem ser feitos através do envio do produto pelo correio ou mediante acerto entre as partes e encontro em um dos Pontos de Trocas.

Além de promover o consumo compartilhado, o site também resgata coisas simples como: escrever uma carta, entender a importância de cuidar melhor do brinquedo e ainda realizar novas amizades. A página também possui um espaço para troca de mensagens, tudo feito para proporcionar uma experiência divertida. O site foi desenvolvido por uma equipe de profissionais que possuem trabalhos voltados para o público infantil, como psicólogos, jornalistas, artistas e artesões. A ideia é ensinar, de maneira lúdica, como compartilhar de maneira sustentável, negociar, ceder, conquistar, reciclar, zelar, desprender, preservar a natureza sem desperdiçar, estimular o senso de comunidade, fazer novos amigos, entre outros conceitos.

Carol Guedes, atriz e idealizadora do site, diz: “As crianças costumam ganhar presentes em datas como: aniversário, Dia das Crianças e Natal. São tantos que, às vezes, mal brincam. Aqui [no Quintal de Trocas], queremos proporcionar a novidade de uma boneca, um jogo, um livro, de maneira lúdica e explorando a fantasia de cada criança, além de promover uma economia colaborativa”.

Então, por que não experimentar essa ideia proposta pelo Quintal de Trocas?

 Quintal de trocas

Anúncios

Sobre Veronica Esteves de Carvalho
Psicóloga (CRP 06/50929-7) graduada pela PUC-SP e especializada em Logoterapia pela SOBRAL (Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana). Tem 18 anos de experiência em psicoterapia para crianças, adultos e orientação a pais. Durante alguns anos foi responsável por projetos vinculados à educação e psicoprofilaxia. Criou, implantou e capacitou educadores nos projetos "A importância do brincar", "O Brinquedo na Educação Pré-escolar" e “Biblioteca Viva” em parceria com a Fundação Abrinq. Neste período ministrou palestras para pais e educadores. Participou da construção do grupo transdisciplinar para primagestas, pertencente à USP/SP. Em 2012, foi cativada a escrever sobre questões que apareciam no dia a dia de seu trabalho sobre parentalidade, criando junto com Patrícia L. Paione Grinfeld, o blog Ninguém cresce sozinho. Em 2015 tornou-se Coach pela Erickson College e passou a realizar Coaching de Vida para pais e educadores.

O que você achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: