Antena

Ser pai/mãe não é tarefa fácil. Vai além do saber e não saber, do certo e errado, do possível e impossível. Ultrapassa a intuição, as questões culturais, familiares e contemporâneas.

Ser pai/mãe é estar diante do permanente desafio de criar, transformar – ideias, valores, crenças, jeito de ser no mundo e o próprio mundo, seu e de seus filhos. Uma tarefa facilitada quando pai/mãe encontram resposta para o que sentem, fazem e deixam de fazer.

Antena traz um pouco de tudo para ajudar pais, avós, tios e educadores a refletirem e encontrarem suas próprias respostas sobre a educação de bebês e  crianças.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Abuso sexual

O Segredo – animação que mostra formas de identificar crianças que estejam sofrendo abuso sexual.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Adoção

Cartilha passo a passo sobre adoção de crianças e adolescentes  – elaborada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).

Gravidez do coração – depoimento em que a autora (Cláudia Gimenes) descreve como é a gravidez do coração, a gravidez dos pais que adotam, em contraponto à gravidez biológica.

Instituto Fazendo História – acolhimento institucional de bebês, crianças e adolescentes.

O passado lhe pertence – a importância da história das crianças antes da adoção.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Alimentação

Muito além do peso / documentário de Estela Renner (Brasil, 2012); com Jamie Oliver, Amit Goswami, Frei Betto, Ann Cooper, William Dietz, Walmir Coutinho, entre outros – obesidade infantil.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Andadores

Andador faz mal / Maya Nigri, Cadê Bebê – riscos do uso do andador.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Brincar

Brincante / filme de Walter Carvalho (Brasil, 2014) – mergulha na obra de Antônio Nóbrega, um dos maiores nomes da cultura popular brasileira e do brincar.

Como brincar com os filhos: princípios básicos para desenvolvimento e conexão / Conexão Pais e Filhos – apresenta princípios que podem ajudar pais, mães, avós, cuidadores a brincar de uma forma que facilite o desenvolvimento das crianças e aumente a conexão com elas.

Em defesa do faz de conta / Susan Linn. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010 – aborda a importância do brincar criativo num mundo dominado pela tecnologia e pelos brinquedos comerciais.

O fim do recreio / filme de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa (Brasil, 2012), com Weslei Eduardo Alves de Lima e Jackson Thierry do Nascimento Neres – questiona o curto tempo do recreio nas escolas.

Tão longe, tão perto (episódio 6) / documentário de David Reeks – depoimento de Renata Meirelles sobre a importância do livre brincar e do ócio no desenvolvimento do ser humano.

Tarja Branca / documentário de Cacau Rhoden (Brasil, 2014) – aborda a importância do brincar na vida de todo ser humano.

Para aumentar o repertório de brincadeiras com bebês:

150 jogos para a estimulação infantil: atividades para ajudar no desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos / Livro de Jorge Batllori e Víctor Escandell. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009 – os jogos priorizam a relação do bebê com o adulto cuidador.

Para aumentar o repertório de brincadeiras com crianças:

100 brincadeiras para ensinar/aprender brincandopelo Brasileirinhos.

101 atividades sem telapelo Instituto Alana.

101 maneiras de se divertir com os filhospor Educar para Crescer.

Brincadeiras com bolapor Pastoral da Criança.

Brincadeiras com cordapor Pastoral da Criança.

Brincadeiras com garrafas plásticaspor Pastoral da Criança.

Brincadeiras com jornalpor Pastoral da Criança.

Brincadeiras com latas, por Pastoral da Criança.

Brincadeiras com lenços ou panospor Pastoral da Criança.

Brincadeiras de rua, pelo Prioridade Absoluta.

Brincadeiras e brinquedos para crianças com deficiência visual, por Blog Dorina.

Brincadeiras e jogos riscados no chãopor Pastoral da Criança.

Brincando em casa: 10 atividades fáceis e divertidas, pelo Cadê Bebê.

Cirandando Brasil – tem grande acervo sobre as cantigas e brincadeiras do folclore infantil brasileiro.

Dicas de atividades para divertir as criançaspor Toda Criança Pode Aprender.

Massacuca – traz ideias de atividades para fazer com as crianças a partir de objetos do dia a dia.

Mapa do brincar – reúne brincadeiras brasileiras e suas variações em todo o país.

Território do brincar – projeto coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, percorre o Brasil descobrindo e nos revelando brinquedos e brincadeiras das crianças desta terra gigante.

Troca de brinquedos:

Quintal de Trocas – site que permite a troca de brinquedos, jogos, livros e fantasias entre crianças, através de um mecanismo e seguro criado especialmente para este fim.

Saiba como organizar  a sua feira de troca de brinquedos, por Instituto Alana.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Choro

Choro do bebê / vídeo com Dr. José Martins Filho – um check list para tentar compreender o choro do bebê.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Consumismo

Criança a alma do negócio / documentário de Estela Renner (Brasil, 2008) – mostra como no Brasil a criança está sendo bombardeada por mensagens publicitárias dirigidas diretamente a ela, estimulando o consumo.

Crianças, já para fora! – TED com o pediatra Daniel Becker.

Consciência e Consumo – movimento independente de educadores de Belo Horizonte que busca contribuir para o debate de temas como infância, educação, consumo, mídia e meio ambiente. Com informação e reflexão, a ideia é incentivar a consciência antes do consumo, o diálogo e ações pela cidadania, pela educação e pela melhoria do conteúdo da mídia, e principalmente contra a exploração comercial da infância. 

Em defesa do faz de conta / Susan Linn. Rio de Janeiro: BestSeller, 2010 – mostra  o quanto a exposição das crianças  às mídias tem abolido o brincar criativo.

Porque é que ter menos brinquedos irá beneficiar o seu filho, por Crianças a torto e a Direitos.

Projeto Criança e Consumo  – trabalha para ampliar a conscientização da população sobre o consumismo na infância e defende a regulação da comunicação mercadológica voltada às crianças, para garantir a proteção de seus direitos nas relações de consumo. Excelente biblioteca sobre o tema.

Movimento Infância Livre de Consumismo – movimento social formado por mães, pais e cidadãos com o objetivo de aumentar a compreensão da sociedade para as questões da publicidade e do consumismo infantil.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Desenvolvimento infantil

Momentos decisivos do desenvolvimento infantil / T. Berry Brazelton. São Paulo: Martins Fontes, 1994 – aborda os momentos críticos do desenvolvimento dos 0 aos 3 anos.

Pais devem fortalecer vínculos com as crianças – entrevista de Mariana Timóteo da Costa  com o psiquiatra Joshua D. Sparrow sobre os momentos críticos do desenvolvimento infantil.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Diferenças

Babies / documentário dirigido por Thomas Balmès (França, 2010) – testemunha, sem narração, o primeiro ano de vida de quatro bebês de cantos distintos do planeta: Ponijao (Naníbia), Mari (Japão), Bayar (Mongólia) e Hattie (Estados Unidos). Um convite para pensar o modelo de educação que impera na cultura ocidental.

O perigo de uma história única – TED com a escritora nigeriana Chimamanda Adichie.

Outro Olhar – projeto do Instituto Alana que inspira outros a olhar as competências e singularidades da pessoa com síndrome de Down.

Querida futura mamãe (Dear future mom) – campanha para desmistificar os medos das mães que esperam/têm um bebê com síndrome de Down.

Todos com todos / documentário de Marco Del Fiol (Brasil, 2011) em parceria com a TV Cultura e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – inclusão social, Síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiência visual.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Direitos da criança

Estatuto da Criança e do Adolescente – instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990, o ECA regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros.

O menino que não queria nascer / curta-metragem de Estella Renner (Brasil, 2013); com Lucas Renner Morales – relata a história dos direitos das crianças.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

 

• Erotização precoce

Erotização precoce / Da série Pare.Pense! do Criança e Consumo.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Escola

As coisas que a escola ensina no campo sutil / Anna Hadadd, Cinese – sobre o que a escola ensina que não faz parte do conteúdo pedagógico.

Como escolher a “melhor” escola? Breves reflexões… / Paula Saretta, Ouvindo Crianças – metodologias de ensino.

Conheça os principais métodos pedagógicos que existem no Brasil / Folha Online – metodologias de ensino.

Falta muito p’ra chegar?... / Eduardo Sá, Pais&Filhos – sobre o que a escola deve (ou não) oferecer a seus alunos.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Família

Declaração de Guerra / filme de Valérie Donzelli (França, 2011); com Valérie Donzelli e Jérémie Elkaïm – Um casal, Romeu e Julieta. Uma criança, Adam. Um combate, uma doença. E uma pergunta que não se cala: é a  vida do casal, viva, que dá condições do filho manter-se vivo?

O quanto o medo dos pais é o medo das crianças? – texto do Toda criança pode aprender, mostra os 5 principais medos dos pais, que se transformam em medo dos filhos: bullying, abuso doméstico, divórcio, desastres naturais  e violências.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Gravidez

Da maternidade e seus acessórios / Renata Penna, Uma vez mamífera – enxoval do bebê.

O Segundo Sol / documentário de Fabricio Gimenes e Rafaella Biasi (Brasil, 2015) – traz histórias reais de pessoas que passaram pela difícil experiência da perda gestacional e neonatal, e pontos de vistas profissionais sobre este processo.

Pré-natal psicológico pode prevenir
depressão pós-parto, por Maria Fernanda Ziegler, iG02/08/2014

Um bebê e o desafio do consumo sensato / Giuliana Capello, Planeta Sustentável – enxoval do bebê.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Infância

Os 25 melhores filmes sobre a infância, por Palavras de Cinema.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Internet e redes sociais

Internet, pais infantis e banalidades / Laís Fontenelle Pereira, Outras Palavras – reflexão sobre a espetacularização da vida cotidiana nas redes sociais.

Safernet – oferece serviço de ajuda contra crimes e violações dos Direitos Humanos na internet com procedimentos efetivos e transparentes para encaminhar soluções, incluindo atendimento realizado por psicólogos para atender, orientar e encaminhar denúncias, quando necessário.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Leitura para bebês e crianças

Amor impresso / Lúcia Guimarães, Folha de São Paulo – importância da leitura para bebês.

Leitura faz crescer / Cinthia Rodrigues, Carta Fundamental – como fazer uma leitura atenta com/para os pequenos.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Morte

Vamos falar sobre morte – um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Parto

Entenda o polêmico parto domiciliar e veja quem pode dar à luz dessa maneira / Maurício Horta, UOL – além de apresentar as condições mínimas necessárias para um parto domiciliar, mostra a diferença entre parto normal, natural, humanizado, domiciliar planejado e cesárea.

Entre as orelhas / Ricardo H. Jones. Porto Alegre: Ideias a Granel, 2012 – histórias de parto contadas por um dos maiores defensores do parto e nascimento humanizados no Brasil e no mundo.

O Renascimento do Parto / documentário de Érica de Paula e Eduardo Chauvet (Brasil, 2013) –  retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência.

Ondas do parto / Waleska Nunes, blog Estuda, Melania, Estuda! – uma analogia entre as ondas e as dores das contrações.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Primeira Infância (0-6 anos)

Fundação Maria Cecília Souto Vidigal – trabalha na promoção do desenvolvimento da Primeira Infância. Disponibiliza acervo digital sobre o desenvolvimento de crianças entre 0 e 6 anos e tem um blog com bons artigos que focam esta faixa etária.

Radar da Primeira Infância – seleciona e apresenta de forma simples e intuitiva os melhores artigos, reportagens, documentos, vídeos, pesquisas científicas e revisões sistemáticas disponíveis na web sobre gestação, parto e crianças de 0 a 6 anos.

Rede Nacional da Primeira Infância – articulação nacional de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam, direta ou indiretamente, pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância, sem discriminação étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual ou de qualquer outra natureza. Disponibiliza uma vasta biblioteca sobre o tema.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Puerpério

A depressão pós-parto: um problema para toda a família – folheto informativo elaborado pela Understanding Childhood e traduzido pelo Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Precisamos falar sobre puerpério, blog A mãe que quero ser – apresenta questões importantes que a mulher vive no puerpério.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Saúde infantil

ACB da Saúde Infantil – um guia sobre a saúde da criança elaborado por especialistas do Hospital Infantil Sabará.

ABC da Saúde Infanto-Juvenil – um guia sobre a saúde infanto-juvenil elaborado por profissionais do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Ser mãe

A maternidade e o encontro com a própria sombra / Livro de Laura Gutman. Rio de Janeiro: BestSeller, 2013 – a autora mostra como as dúvidas e as incertezas causadas pelo turbilhão de sentimentos da mãe influenciam seu relacionamento com o bebê, e ensina  às mulheres como proporcionar um ambiente estável para a criança crescer com equilíbrio emocional e em harmonia com seus pais e o mundo.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Ser pai

Lighthouse (O Farol) / animação de Po Chou Chi – mostra a beleza da função paterna: sustentar que o filho possa seguir seu próprio caminho.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Sexualidade infantil

10 fatos sobre masturbação infantil que nunca contaram para você, por Julieta Jacob, Erosdita, 18/01/2016.

A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti / curta-metragem dirigido por Anna Muylaert (Brasil, 1995). Com André Abujamra, Marisa Orth, Beatriz Botelho e Etty Frazer, 1995 – teorias sexuais infantis.

Papai, mamãe e eu: o desenvolvimento sexual da criança de zero a dez anos /  Marta Suplicy. São Paulo: FTD, 1999 – educação sexual para crianças; desenvolvimento da sexualidade infantil; orientação para pais e educadores.

Sexualidade começa na infância / Maria Cecília Pereira da Silva (org.). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013 (2007) – desenvolvimento sexual infantil de 0 a 6 anos.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Superproteção

Excesso de controle dos pais leva criança a vivenciar tédio – pesquisa realizada na Universidade de São Paulo com crianças entre 5 e 7 anos mostra que o excesso de controle contribui para a falta de autonomia e espontaneidade das crianças.

Superproteção aos filhos gera insegurança / Júlia Manglano, Educar para a felicidade (Estadão) – reportagem apresenta a superproteção como um mau trato infantil.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Terceirização de cuidados

Babás e os riscos da ajuda demais / Isabel Clemente, Revista Época – sobre a vida com e sem babás.

Babás fazem assustadores relatos de pais que “terceirizam” os filhos – reportagem de Suzel Tunes e Thaís Macena sobre a vida com babás.

Crianças Terceirizadas /entrevista realizada pela WebFilhos com Dr. José Martins Filho, pediatra e professor emérito da UNICAMP – fala sobre a importância da presença dos pais na vida das crianças, especialmente nos primeiros anos de vida.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Telas

10 motivos para controlar o uso de tecnologia por crianças – exposição dos bebês às telas.

A destruição da infância / Vicenç Navarro, professor de Políticas Públicas na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha) e professor da Johns Hopkins University (Baltimore, EUA) – aponta que “a destruição no conteúdo educativo dos programas televisivos ou dos videogames tem sido eminente, com um aumento notável da promoção do consumismo, do individualismo, da violência, do narcisismo, do egocentrismo e do erotismo como instrumentos de manipulação”.

Crianças em risco no mundo virtual / Desirée Ruas, Movimento Infância Livre de Consumismo – reflexões sobre o uso da internet por crianças e adolescentes.

Menos computadores, mais brincadeira ao ar livre, por O Globo, 22/12/2013.

Menos telas, mais janelas – reúne textos que falam sobre a utilização de aparelhos eletrônicos durante a infância.

Raciocínio em frangalhos / Lúcia Guimarães, Estadão – uso da TV nas creches e escolas de educação infantil.

Será mesmo que a TV faz mal pra criança? Fundação Maria Cecília Souto Vidigal – sobre o uso da TV por crianças, 06/05/2014.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

A ritalina e os riscos de um ‘genocídio do futuro’ / Maria Aparecida Affonso Moysés, professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp  – os riscos do consumo do metilfenidato (Ritalina ou Concerta) para as crianças.

Brasil dispara no vício induzido pelos pais na droga da obediência – Ritalina / artigo do blog Iconoclastia Incendiária sobre o uso da Ritalina.

Mais estímulos e menos estimulantes na infância / Michele Müller, Brasilpost – a importância da cautela no diagnóstico de TDAH.

Menino maluquinho / Rosely Sayão, Folha de São Paulo – uma reflexão sobre o quanto expressões da infância estão sendo diagnosticadas como doenças, síndromes e transtornos.

O Doping das Crianças / Eliane Brum, Revista Época – O que o aumento do consumo da “droga da obediência”, usada para o tratamento do chamado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), revela sobre a medicalização da educação?

Por que as crianças francesas não têm Deficit de Atenção? / Marilyn Wedge, Cultivando o equilíbrio – uma reflexão sobre a medicalização dos distúrbios de atenção e a hiperatividade x a compreensão do contexto psicossocial da criança.

Resolução recomenda reduzir remédios para crianças com déficit de atenção, por Saúde!Brasileiros.

Ritalina – artigo do portal Inacreditável sobre a construção do TDAH pela indústria farmacêutica.

Salvem o bicho-carpinteiro  / Eduardo Sá, Pais&Filhos – uma reflexão sobre a falta de atenção dos adultos em relação às crianças e o estresse cumulativo vivido pelas crianças.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

• Violência

Crescer sem violência –  reúne artigos e campanhas dirigidas a uma educação sem violência.

Los monstruos de mi casa / documentário de Marta Hierro e Alberto Jarabo (Espanha, 2010), protagonizado por Carmen Artero – a protagonista conhece de perto situações de desproteção à infância (ela mesma teve seus cuidados negligenciados pelos pais quando era criança) e por isto trabalha em prol das crianças vítimas de maus tratos, abuso sexual e negligência familiar, acolhendo algumas delas em sua própria família.

Na hora de fazer não gritou / Andrea Dip, Agência Pública de Jornalismo Investigativo – reportagem investigativa sobre violência obstétrica no Brasil.

O Segredo / Animação que mostra formas de identificar crianças que estejam sofrendo abuso sexual.

Suas mãos são para proteger / animação que ajuda lembrar que mãos adultas são para proteger a criança e não violentá-la.

O que você achou deste post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: